conecta+

Olá, meu nome é Ciro Pompeu, eu sou designer de interfaces e designer de experiência do usuário e atualmente trabalho em um time de arquitetura técnica dentro da área de Tecnologia e Operações.

No meu trabalho eu interajo com bastantes departamentos de áreas distintas, e quando estas pessoas me acessam buscam justamente uma referência de boas práticas e a melhor maneira de poder exercer sua função. Isso me faz ter uma preocupação recorrente, de manter-me atualizado com temas e tecnologias que vão além do meu escopo de trabalho.

No final de agosto, início de setembro eu recebi um convite para participar de uma trilha de aprendizado chamada Conecta + da Alura. Essa trilha tinha como tema Inteligência Artificial, assunto bastante atual presente no dia a dia da empresa. Devido a um curso de MBA que estou finalizando este ano, eu usava apenas o trivial e ainda não tinha conseguido me aprofundar neste assunto.

Eu achei uma excelente oportunidade e comprei a ideia, me inscrevi.

O curso do Conecta+ tinha duração de 2 meses divididos em 4 sprints, que iam se complementando e aprofundando conforme o progresso da turma. No começo da sprint a proposta era nivelar os alunos com um curso da Alura, logo em seguida recebíamos exercícios para fixação e treino do conteúdo abordado. Ao final de cada sprint a gente participava de um aulão ao vivo, com novas atividades e também novidades que juntavam todas as peças do quebra cabeça.

O que mais gostei da proposta deste curso foi, sem dúvida, o aulão ao vivo, pois tínhamos a oportunidade de trocar experiência não só com os professores e time da Alura, mas também com pessoas de outras empresas, criando uma dinâmica de intercâmbio de conhecimento todos com o mesmo objetivo.

No meu caso eu tive muita sorte, porque já consegui colher os resultados do aprendizado durante o andamento do curso. Imagine que no período das aulas, eu recebi do meu gestor uma tarefa para desenvolver uma automação que comparasse arquivos e gerasse relatórios. Isso poderia ser facilmente resolvido com linhas de código, mas era também a oportunidade perfeita para colocar em prática tudo o que foi aprendido, porque uma das especialidades da IA é justamente ler informações e gerar conteúdo a partir do que foi lido. Resultado: eficiência e qualidade. Ou seja, eu consegui desenvolver um agente de IA capaz de realizar a tarefa que eu precisava, em menos tempo, economizando algumas dezenas de linha de código e com a perspectiva de escalar o volume de trabalho.

No final das contas, eu acho que esse é o grande desafio: não só fazer mais um curso por fazer, mas conseguir aplicar o que foi aprendido no dia a dia do nosso trabalho. Se a sua empresa participa do Conecta+ eu recomendo fortemente que você fique de olho nas novas turmas e o tema que será abordado. Se tiver a ver com a sua função ou for uma área de seu interesse, experimente! Você só tem a ganhar com essa experiência.